Práticas de SEO

Voltar paraBlog

Práticas de SEO

A seguir, vamos tratar de algumas práticas básicas, mas que se bem executadas, ajudam consideravelmente em um bom posicionamento, ressaltando que este é um trabalho que deve ser permanente e cujos resultados vêm ao longo do tempo.

Heading Tags

Os mecanismos de busca leem os sites de uma forma diferente da lida pelos visitantes. Mais do que simplesmente o conteúdo, eles leem os códigos que foram usados na construção desses sites. Por isso, os títulos dos conteúdos têm um papel importante e, se você quer saber o que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa, você deve se lembrar disso.

Quando você coloca em seus títulos termos estatisticamente relevantes, isso reforça para os sites de busca que o seu site pode ser uma opção para responder às dúvidas dos usuários. O título tem tanta importância quanto tem na matéria de jornal, ou mesmo na redação que fazíamos na escola. Ele exprime – ou não – o conteúdo que temos a seguir.

Tendo isso em mente e voltando ao nosso exemplo, qual título a seguir é o mais indicado em um blog da nossa hipotética padaria? “Aprenda a fazer pão italiano!” ou “Que tal aprender esse delicioso pão”? Nesse caso, está claro que o primeiro é o mais adequado.

Contudo, também é importante usar subtítulos, pois eles tornam a leitura mais agradável e reforçam, aos mecanismos de busca a relevância de sua página para o termo pesquisado, sobretudo quando os subtítulos contém palavras que se associam de forma importante com os termos principais.

Continuando com panificação, possíveis subtítulos que potencializam as palavras-chave, são: “Como ter um pão italiano sempre crocante”, “como guardar seu pão italiano”, “quanto tempo dura o pão italiano”. Ou seja, perguntas e as respectivas palavras que dão outros significados ao pão italiano e que também são dúvidas comuns de quem busca receitas.

Linkagem interna

Uma estratégia de SEO é algo que deve ser pensando a longo prazo. Por isso, seu site deverá ser atualizado com regularidade. O ideal é que o internauta não saia do blog ao encontrar o que procura, e sim continue lendo outros conteúdos e conhecendo mais tipos de conteúdo que você tenha preparado, como fotos ou vídeos. Quem sabe um e-book com dicas e receitas de pães?

Para isso, existe a técnica de linkagem interna. Essa técnica tem o objetivo de distribuir links dos conteúdos já escritos dentro do blog para fazer com que o visitante fique mais tempo na página. Se por exemplo, você tem um artigo que fala sobre fermentos e leveduras, pode inserir o link correspondente na receita. Um outro sobre temperatura dos fornos, tipos de farinha, tempo de crescimento da massa, também. E assim por diante.

Ao fazer este tipo de trabalho, criando links que relacionem um determinado conteúdo aos demais, você dá relevância ao conteúdo que o visitante acessou e perante os mecanismos de busca, seu conteúdo também acaba sendo melhor classificado.

Hospedagem

A hospedagem é muito importante no SEO. Imagine a dificuldade que um “site fora do ar” ao longo do dia, terá para fidelizar um usuário. O mesmo vale se um site está lento. Ambas são situações que fazem com que os visitantes optem por sites estáveis e rápidos, afinal a Internet é repleta de opções.

A empresa de hospedagem de site deve fornecer uma infraestrutura confiável e condizente com suas necessidades, alternativas de planos que possam atender os requisitos do seu site, como por exemplo, planos de hospedagem WordPress, que atualmente é o CMS mais usado como plataforma de criação e manutenção de vários tipos de site.

Ao optar por uma boa plataforma de desenvolvimento, entre outros benefícios, você conta com ferramentas – como os plugins no caso do WordPress – que ajudam muito no trabalho de SEO.

O Google considera esse fator na hora de mostrar os sites para os internautas. Então, contratar uma empresa de hospedagem de sites competente e que é muito importante para manter a empresa ainda mais visível na web.

Título

O título é um fator de relevância, que influenciará o usuário a clicar no conteúdo, ou não. Por isso, quando estimula a curiosidade e é objetivo, ele auxilia nas técnicas de SEO. Não se deve prometer aquilo que o site não vai cumprir.

Além disso, ele deve ter boa legibilidade. Deve-se evitar títulos longos, o ideal é que ele tenha até 67 caracteres para ser lido inteiramente pelos usuários.

Títulos que contenham pesquisas mais comuns e que evidenciam o que é tratado, ajudam muito. Assim, o nosso dono de padaria, deve ouvir muito perguntas como: “O que é fermentação natural?”, ou “Qual a diferença entre fermento químico e biológico?”. Logo, títulos exatamente como estes, devem trazer um bom contingente de visitantes, pois é provável que se coloquem exatamente tais perguntas, quando vão ao Google.

Meta Description

Quando pesquisamos algo no Google, ele nos oferece um pequeno resumo do conteúdo. A esse resumo damos o nome de Meta Description. Essa breve introdução do assunto é usada pelo usuário para decidir se vai ou não visitar o site.

Nesse caso, a dica é pensar com a cabeça do internauta e escrever um texto que demonstre que ele encontrará o que procura. Descrições suficientemente boas, devem dar uma noção do conteúdo encontrado, mas ao mesmo tempo devem estimular o interesse do internauta a ler o restante do conteúdo. Afinal, porque o usuário clicará no link se tudo o que ele quer saber já consta na descrição?

Conteúdo de qualidade

De nada valerão os pontos anteriores se o seu conteúdo for de baixa qualidade. Quando se trata de SEO, é importante levar a qualidade a sério. Mas, o que é um bom conteúdo?

Em primeiro lugar, é um conteúdo honesto, que entrega o que promete. Em segundo lugar, é um material original. O Google pune sites que cometem plágio, banindo-os da plataforma em alguns casos.

Além disso, é muito importante conhecer seu público-alvo. Você precisa saber como sua estratégia de SEO pode ajudá-lo, quais são os seus hábitos online e de que forma ele quer consumir informação. Uma forma de ter informação correta e relevante para direcionar o desenvolvimento do conteúdo, é saber utilizar e interpretar as informações do Google Analytics.

Outro ponto importante, é evitar truques visando iludir os mecanismos de busca. Por exemplo, utilizar excessivamente as “palavras-chave” em um texto para ser encontrado no Google. Isso torna a leitura desagradável e é considerado uma atitude ruim pelas ferramentas de busca.

As palavras deve ser utilizadas com naturalidade e na frequência necessária. O texto precisa ser coeso e fazer sentido, do contrário, mesmo que você consiga um bom resultado no ranqueamento do Google, o usuário não se sentirá motivado a retornar, se a leitura não for agradável e fácil.

Isso não é tudo. SEO é um assunto extreamente amplo e complexo. Existem profissionais e empresas especializados em desenvolver um trabalho amplo e estruturado, o qual normalmente tem início, mas não tem fim, uma vez que uma presença digital consistente, é permanente em termos de crescimento e de adaptabilidade às exigências que mudam continuamente. Todavia, você já é capaz de dar os primeiros passos por conta própria.

Compartilhar este artigo

Comentárioss (2)

  • Joe Doe Responder

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae.

    28 de junho de 2016 em 13:05
  • Joe Doe Responder

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus.

    28 de junho de 2016 em 13:06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar paraBlog